Dra. Marília Asato

ESTEATOSE HEPÁTICA (GORDURA NO FÍGADO)

1 novembro, 2019


🔸 A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) popularmente chamada de “gordura no fígado” (esteatose hepática) é uma condição muito prevalente, que atinge cerca de 25% da população e é fortemente associada à obesidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸 O diagnóstico é feito através da presença de gordura no fígado em exames de imagem e/ou biópsia. Devem ser excluídas outras causas de esteatose e a pessoa deve ter um baixo consumo de álcool (<30 g/dia para homens e <20 g/dia para mulheres).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸 Qual o perigo?
A esteatose hepática pode evoluir a fibrose, cirrose hepática e até câncer no fígado!
Ela também aumenta riscos de doenças cardiovasculares (infarto, AVC).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸O tratamento padrão ouro baseia-se nas mudanças de estilo de vida, com restrição calórica, exercícios físicos (aeróbico + resistência muscular pelo menos 150 minutos semanais) com foco na perda de 7-10 % do peso.


🔎: Journal of Hepatology 2016 vol. 64


@dramarilia.endocrino

 

FONTES DE CÁLCIO

16 setembro, 2019

🥛 O cálcio é importante para prevenção e tratamento da osteoporose!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔎 Segundo uma pesquisa da International Osteoporosis Foundation (IOF), os brasileiros consomem, em média, metade da quantidade necessária de cálcio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A quantidade ideal de cálcio a ser ingerida por dia é de:
🥛 1000 mg/dia para adultos em geral
🥛 1200mg/dia para mulheres na pós menopausa, homens > 70 anos e quem tem alguma doença óssea
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🥛 A principal fonte de cálcio são os leites e derivados:
- 1 copo (200 mL) de leite possui em média 250 mg Cálcio - 1 unidade de iogurte (100 mL) possui em média 180 mg de Cálcio
- 1 fatia média (30 g) de queijo minas possui cerca de 150 mg de Cálcio
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em média, uma dieta ocidental tem cerca de 150 - 200 mg de cálcio encontrada nos vegetais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🥛 Alguns alimentos são enriquecidos de cálcio! Aprenda a ler os rótulos dos alimentos para ver se a quantidade de cálcio que você está ingerindo está adequada!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Na foto acima, esse leite desnatado possui 240 mg de Cálcio e como é desnatado, não tem gordura. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


🔎 IOF, ABRASSO



Veja mais em: @dramarilia.endocrino

 

OSTEOPOROSE

16 setembro, 2019

 Osteoporose significa “osso poroso” e é uma condição na qual há redução da massa óssea, diminuição da qualidade do osso, ocasionando aumento do risco de fraturas, principalmente na coluna, quadril, antebraço
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️ No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 10 milhões de pessoas têm osteoporose.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️ No mundo, a cada 3 segundos, ocorre uma fratura devido à osteoporose.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Quais os sintomas?
Geralmente é uma doença assintomática!
Os sinais e sintomas que podem ocorrer são:
- dor nas costas devido à fratura vertebral
- Diminuição da estatura
- Fraturas em situações de baixo impacto, que não causariam fratura em um osso normal
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Quem corre mais risco?
- Mulheres
- Idade avançada
- Descendentes de orientais
- História familiar de osteoporose
- Quem tem algumas doenças como: doença celíaca, doença inflamatória intestinal, lúpus, artrite reumatóide, câncer.
- Condições endocrinológicas: diabetes, hipertireoidismo, menopausa precoce, hiperparatireoidismo, baixos níveis de testosterona em homens. - uso crônicos de medicações anticonvulsivantes e glicocorticoides
- Tabagismo e Etilismo
- Cirurgia bariátrica
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Como diagnosticar?
Através da realização da densitometria óssea. Esse exame avalia a massa óssea e deve ser bem indicado e interpretado, para que o tratamento seja feito de maneira adequada
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Quem deve fazer densitometria óssea?
- Mulheres acima dos 65 anos
- Homens acima dos 70 anos 
- História de fratura óssea após os 50 anos
- Pessoas com fatores de risco (citados anteriormente)

É importante cuidar da saúde óssea para evitar fraturas e melhorar a qualidade de vida!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔎 National Osteoporosis Foundation




 

ENDOCRINOLOGISTA - ÁREAS DE ATUAÇÃO

16 setembro, 2019

Você sabe quais as doenças diagnosticadas e tratadas pelo Endocrinologista? 


🔹 Obesidade: A obesidade representa um risco para a saúde. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹 Osteoporose: Trata-se de uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. O endocrinologista pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹 Colesterol e Triglicerídeos: A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹 Tireoide: Nódulos ou aumento de volume do pescoço; nervosismo; insônia e alterações no ritmo intestinal; coração acelerado; perda ou ganho de peso;e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹 Diabetes: Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você poder desenvolver diabetes! Mas se você bebe muita água, urina muito e perde peso pode estar com diabetes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹 Doenças da Glândula Supra-Renal: Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra-renal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹 Doenças da Hipófise: Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹 Excesso de Pelos: Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou amento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹Doenças das Paratireoides: aumento ou redução na função dessa glândula que é responsável pelo metabolismo do cálcio


🔎 SBEM

 

Obesidade e Fibromialgia

16 setembro, 2019

É sempre desafiador o tratamento do sobrepeso e da obesidade. Quando, além dos recursos médicos, conseguimos ajudar com esclarecimentos, compreensão e carinho, ficamos ainda mais satisfeitos. ⠀⠀⠀⠀⠀
 Junto com a obesidade, surgem dores por dentro e por fora. Emoções como tristeza e desânimo podem se somar a dores nos joelhos pela osteoartrite, à dormência nas mãos pela síndrome do túnel do carpo e parece tudo uma coisa só.


Ainda pode aparecer uma dor generalizada associada à dificuldade de dormir, à ansiedade, à dificuldade de atenção e de memória, à fadiga, à dor de cabeça, à dor de barriga...a chamada fibromialgia.


Um terço das pessoas com fibromialgia apresenta sobrepeso e obesidade e nessa hora fica difícil saber quem chegou primeiro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tanto o aumento do peso pode aumentar a dor, prejudicar o sono por conta da apneia do sono e alterar o humor, quanto a fibromialgia pode colaborar para o ganho de peso se a pessoa consome excesso de carboidratos por ansiedade ou não pratica exercícios pela dor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nessa situação, o tratamento da fibromialgia com analgésicos, antidepressivos, gabapentinóides, terapia cognitivo-comportamental e exercícios, dentre outras alternativas, pode ajudar a sentir menos dor, dormir melhor e a perder peso. Além disso, o tratamento da obesidade se torna menos difícil e a perda de peso ajuda a diminuir as dores da fibromialgia e a necessidade de analgésicos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência:
Dias DNG et al. Prevalence of fibromyalgia in patients treated at the bariatric surgery outpatient clinic of Hospital de Clínicas do Paraná - Curitiba. Rev Bras Reumatol Ed. 2017.
.
Saber AA et al. The effect of laparoscopic Roux-en-Y gastric bypass on fibromyalgia. Obes Surg. 2008


Texto por: @dramarilia.endocrino e @drasurianreumatologista@drasurianreumatologista

 

Hipotireoidismo e o ganho de peso: saiba mais

16 setembro, 2019

É frequente as pessoas atribuírem o ganho de peso e obesidade ao hipotireoidismo e ouvirmos no consultório: “eu tenho doença na tireoide, aquela que engorda!”⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 Há uma relação complexa entre doença tireoideana, peso corporal e metabolismo. Os hormônios da tireoide ajudam na regulação do metabolismo e, no hipotireoidismo, a tireoide não consegue produzir hormônio suficiente para manter o corpo funcionando normalmente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O ganho de peso ocorre principalmente nos indivíduos com hipotireoidismo grave e é principalmente às custas de retenção de sal e água.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 Em geral, o ganho de peso decorrente do hipotireoidismo é de cerca de 2 a 4,5kg, dependendo da gravidade do hipotireoidismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tratamento do hipotireoidismo deve ver feito com a Levotiroxina, hormônio tireoideano, com o objetivo de estabelecer os valores normais de TSH e T4 Livre. Uma vez normalizado esses valores, a tireoide não é mais a “culpada” pela variação do peso!

Se o ganho de peso é o único sintoma de hipotireoidismo, é pouco provável que isso deva-se exclusivamente à tireoide.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 O hormônio tireoideano NÃO DEVE ser usado em pessoas sem hipotireoidismo, com objetivo de perda de peso!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔎 American Thyroid Association


Veja mais em: @dramarilia.endocrino

 

NÓDULOS NA TIREOIDE

19 agosto, 2019

Os Nódulos na tireoide são uma queixa frequente no consultório do endocrinologista
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
▶️O que é?
É resultado de um crescimento anormal de células da tireoide. A grande maioria é benigno (mais de 90%), mas uma pequena parcela pode ser maligno (câncer da tireoide).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
▶️Quais são os sintomas?
A maioria dos nódulos de tireoide não apresenta nenhum sintoma. Raramente, podem-se apresentar com dor na região do pescoço, ou se muito grande, pode causar engasgos, dificuldade para engolir e respirar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
▶️Como deve ser avaliado?
Além da palpação da tireoide, deve ser avaliada a função da tireoide (através de exames de sangue: TSH, T4L) e ultrassonografia da tireoide. Dependendo das características do nódulo, avalia-se a indicação de punção (PAAF).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
▶️Quem deve fazer Ultrassom da tireoide?
- nódulo detectado pela palpação
- Indivíduos que sofreram radiação na região cervical
- Quem tem alguma doença benigna na tireoide (como hipo ou hipertireoidismo)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👀 Não se deve fazer ultrassonografia sem indicação precisa! Mais da metade da população possui nódulos na tireoide e a imensa maioria é benigna.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸Se você possui nódulo na tireoide, consulte um endocrinologista para avaliar o nódulo!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔍 American Thyroid Association

 

GORDURA SATURADA

8 agosto, 2019


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 O  consumo  de  grande  quantidade  de  gordura saturada  causa  aumento  de  colesterol  total,  de  LDL  e  de HDL
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fontes de ácidos graxos saturados:
▶️ Óleo de coco
▶️ Leite,  queijo,  manteiga
▶️ Óleo  de  dendê,  azeite  de  palma,  carne
▶️ Chocolate,  gordura  do  cacau
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qual quantidade é ideal consumir?
➡️ Para quem tem o LDL (colesterol ruim) e Triglicérides nos valores normais, o consumo deve ser de até 10% das calorias diárias
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡️ Se há aumento do LDL, o consumo deve ser limitado a 7% das calorias diárias
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡️ Se há aumento dos TRIGLICÉRIDES (acima de 200 mg/dL), o ideal é limitar o consumo das gorduras saturadas no máximo em 5% das calorias diárias.

Faça escolhas saudáveis na hora de se alimentar

 

GORDURA INSATURADA

5 agosto, 2019


GORDURA INSATURADA: A GORDURA BOA
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Benefícios à saúde:
✅Causam  redução  do colesterol total  e  do LDL (colesterol ruim)
✅Aumento  de  HDL (colesterol bom)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡️As  gorduras  POLI INSATURADAS  são  mais  potentes  em  baixar  o  LDL
Onde encontrar?
* Fontes de ômega 3: atum, salmão, óleo de soja, canola, linhaça
* Fontes de ômega 6: óleo  de  girassol,  soja,  milho,  algodão
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡️As gorduras  monoinsaturadas são  mais  potentes  em  aumentar  o  HDL:
Onde encontrar?
* Azeite  de  oliva,  óleo  de  canola,  nozes,  castanhas
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❓ Qual quantidade consumir?
O recomendado é que cerca de 15% do total de calorias seja de gordura monoinsaturada e cerca de 5-10 % de gordura poli insaturada!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para quem tem Triglicérides aumentado, o recomendado é que de 10-20% seja de gordura monoinsaturada e 10 - 20% de gordura poli insaturada!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔎 Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose - 2017

#vidasaudavel #alimentacaosaudavel#colesterol #saudecorporal#endocrinologia

 

GORDURA TRANS

5 agosto, 2019

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que é?
São  gorduras  insaturadas  que sofreram  hidrogenização  artificial (industrial)  na  posição  trans. Esse processo é feito para dar SABOR e TEXTURA CROCATE ao alimento, além de aumentar o tempo de conservação
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Onde tem gordura trans?
Alimentos  industrializados,  como  barrinhas de cereal, BOLACHAS EM GERAL, balas, sorvetes, salgadinhos, achocolatados, macarrão instantâneo.
🥐🥨🍪🍦🍫🍨
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👀 Fique de olho: É “zero” mas não é!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A ANVISA permite com que produtos com até 0,2 g de gordura trans por porção possam alegar ter 0g na tabela nutricional. Já os que possuem até 0,1g por porção podem dizer que são “zero” ou “não contém” o ingrediente
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Mas 0,2g é tão pouco...”
Essa é a quantidade por porção descrita na embalagem, então se for consumido o equivalente a várias porções, esse valor de 0,2g é multiplicado e torna-se significativo, mesmo naqueles alimentos considerados “SEM GORDURA TRANS”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como então detectar a gordura trans nos alimentos?
Não é tão simples, porque a tabela nutricional pode indicar 0g – e ela não está evidente mesmo na lista de ingredientes. O jeito é ler com atenção os ingredientes do produto, ficando de olho em termos que denunciam, como a palavra “hidrogenada”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qual o problema do consumo de gordura trans ?
• Reduz o HDL (colesterol bom)
• Piora o perfil do LDL (colesterol ruim)
• Reduz a produção de antioxidantes pelo organismo
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Portanto, conforme já dito em posts anteriores, prefira alimentos in natura ou minimamente processados!

Quando for comer alimentos industrializados, leia o rótulo!

#alimentacaosaudavel #vidasaudavel#estilodevida

 

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO

29 julho, 2019



A realização do exercício físico de forma REGULAR é capaz de romper o ciclo vicioso deletério à saúde, causado pelo sedentarismo! ⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀
O exercício físico desenvolve a autoestima, disposição para o trabalho e as atividades do dia a dia, promove maior interação social. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, reduz os fatores de risco cardiovasculares.

Confira como o exercício físico atua em relação às doenças metabólicas: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 COLESTEROL: o exercício físico melhora o colesterol mesmo quando não ocorre perda de peso! Reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


PRESSÃO ARTERIAL: indivíduos hipertensos se beneficiam de várias modalidades de exercício físico (endurance, aeróbico, resistido).⚠️ Atenção: pessoas com Pressão arterial muito elevada devem primeiro controlar a pressão através de medicamentos ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


DIABETES TIPO 2: o exercício físico ajuda a prevenir o desenvolvimento do diabetes e controlar a glicemia! Cuidados devem ser tomados para realizar exercícios físicos quando a glicemia estiver nos extremos (< 100 mg/dL ou > 200 mg/dL) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


⚠️ Lembrando que a prescrição do exercício deve ser sempre individualizada! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Coloque o exercício físico como parte de sua rotina! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Fonte: Suplementos, exercícios e esportes: uma visão endocrinológica - SBEM

#vidasaudavel #endocrinologia #sbem#fitness #diabetes #colesterol#obesidade #academia

 

10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL

25 julho, 2019

1) FAZER DE ALIMENTOS IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS A BASE DA ALIMENTAÇÃO

Em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, alimentos in natura ou minimamente processados são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente saudável. 

Variedade significa alimentos de todos os tipos – grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes – e variedade dentro de cada tipo – feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes etc. 


2) UTILIZAR ÓLEOS, GORDURAS, SAL E AÇÚCAR EM PEQUENAS QUANTIDADES AO TEMPERAR E COZINHAR ALIMENTOS E CRIAR PREPARAÇÕES CULINÁRIAS

Utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem torná-la nutricionalmente desbalanceada. 


3) LIMITAR O CONSUMO DE ALIMENTOS PROCESSADOS

Os ingredientes e métodos usados na fabricação de alimentos processados – como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos – alteram de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam. Em pequenas quantidades, podem ser consumidos como ingredientes de preparações culinárias ou parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados.


4) EVITAR O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Devido a seus ingredientes, alimentos ultraprocessados – como biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, refrigerantes e “macarrão instantâneo” – são nutricionalmente desbalanceados. Por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos in natura ou minimamente processados. Suas formas de produção, distribuição, comercialização e consumo afetam de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente.


5) COMER COM REGULARIDADE E ATENÇÃO, EM AMBIENTES APROPRIADOS E, SEMPRE QUE POSSÍVEL, COM COMPANHIA

Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade. Procure comer em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimento. Sempre que possível, coma em companhia, com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou escola. A companhia nas refeições favorece o comer com regularidade e atenção, combina com ambientes apropriados e amplia o desfrute da alimentação. Compartilhe também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições.


6) FAZER COMPRAS EM LOCAIS QUE OFERTEM VARIEDADES DE ALIMENTOS IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS

Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres e feiras de produtores e outros locais que comercializam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados. Prefira legumes, verduras e frutas da estação e cultivados localmente. Sempre que possível, adquira alimentos orgânicos e de base agroecológica, de preferência diretamente dos produtores. 


7) DESENVOLVER, EXERCITAR E PARTILHAR HABILIDADES CULINÁRIAS

Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens, sem distinção de gênero. Se você não tem habilidades culinárias – e isso vale para homens e mulheres –, procure adquiri-las. Para isso, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, eventualmente faça cursos e... comece a cozinhar! 


8) PLANEJAR O USO DO TEMPO PARA DAR À ALIMENTAÇÃO O ESPAÇO QUE ELA MERECE

Planeje as compras de alimentos, organize a despensa doméstica e defina com antecedência o cardápio da semana. Divida com os membros de sua família a responsabilidade por todas as atividades domésticas relacionadas ao preparo de refeições. Faça da preparação de refeições e do ato de comer momentos privilegiados de convivência e prazer. Reavalie como você tem usado o tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a alimentação.


9) DAR PREFERÊNCIA, QUANDO FORA DE CASA, A LOCAIS QUE SERVEM REFEIÇÕES FEITAS NA HORA

No dia a dia, procure locais que servem refeições feitas na hora e a preço justo. Restaurantes de comida a quilo podem ser boas opções, assim como refeitórios que servem comida caseira em escolas ou no local de trabalho. Evite redes de fast-food.


10) SER CRÍTICO QUANTO A INFORMAÇÕES, ORIENTAÇÕES E MENSAGENS SOBRE ALIMENTAÇÃO VEICULADAS EM PROPAGANDAS COMERCIAIS

Lembre-se de que a função essencial da publicidade é aumentar a venda de produtos, e não informar ou, menos ainda, educar as pessoas. Avalie com crítica o que você lê, vê e ouve sobre alimentação em propagandas comerciais e estimule outras pessoas, particularmente crianças e jovens, a fazerem o mesmo. 


Fonte: Guia alimentar para a população brasileira

Instagram: @dramarilia.endocrino


 

OBESIDADE E ARTROSE (OSTEOARTRITE)

21 julho, 2019

Eu e a reumatologista Dra Surian Ribeiro @drasurianreumatologista fizemos esse post com alguns pontos importantes sobre a relação de OBESIDADE E ARTROSE (Osteoartrite)!

♦️ A prevalência da osteoartrite vem aumentando, devido não só ao envelhecimento da população como também ao aumento da epidemia da obesidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦️ É antiga a relação entre obesidade e osteoartrite, principalmente nas articulações do joelho. Um ganho de 5 kg em mulheres já aumenta o risco de osteoartrite em joelhos em 36%!*
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦️ O lado bom é que a perda de peso pode prevenir o aparecimento da osteoartrite, além de aliviar sintomas de dor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦️ É importante tratar tanto a osteoartrite quanto a obesidade, pois ambas prejudicam a qualidade de vida da pessoa, limitam seus movimentos, aumentam as dores e dificultam as atividades do dia-a-dia!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦️ Recomenda-se perda de pelo menos 10% do peso para obter uma melhora significativa nas dores!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦️ O exercício físico é fundamental! Além de auxiliar na perda de peso, também fortalece os músculos que sustentam as articulações, reduz a dor e melhora a mobilidade
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦️ Mas atenção, a indicação da atividade física deve ser orientada pelo médico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦️ Se você tem o diagnóstico de osteoartrite, ou está acima do peso e sente dores nos joelhos, procure a avaliação de um endocrinologista e de um reumatologista!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
*Fonte: Obes Rev. 2014 Jul; 15(7): 578–586.

 

SÍNDROME METABÓLICA

21 julho, 2019


O que é?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 É um conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares relacionados ao acúmulo de gordura na região abdominal e à resistência à insulina⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 Essa combinação torna o indivíduo mais susceptível a ter doenças como diabetes tipo 2 ou doenças cardiovasculares (como infarto,AVC) e aumenta o risco de morte!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 Estima-se que uma a cada 5 pessoas, na idade adulta, tenha Síndrome Metabólica!

Quem tem maior chance de ter Síndrome Metabólica?
▶️[Quem está acima do peso, principalmente com gordura acumulada na região abdominal
▶️histórico de diabetes tipo 2 na família;
níveis elevados de gordura no sangue;
▶️pressão alta.

Como é feito o diagnóstico?
Pela presença de:
✅Circunferência abdominal aumentada ( > 80 cm em mulheres e > 94 cm em homens - esses valores variam com a etnia do indivíduo)
E mais 2 dos seguintes:
✅Pressão arterial > 130x 85mmHg ou uso de medicações para controlar a pressão
✅Glicemia de jejum > 100 mg/dL
✅Níveis de triglicérides maior que 150 mg/dL
✅HDL colesterol (“colesterol bom”) < 40 mg/dL para homens ou < 50 mg/dL para mulheres
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há tratamento?
Sim!
O tratamento consiste em mudanças na alimentação 🥗atividade física pelo menos por 150 minutos semanais 🏃🏽‍♂️e medicações para controlar o colesterol, pressão arterial, glicemia e obesidade 💊
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔎 Fonte: IDF, SBEM

 

FÓRMULAS PARA EMAGRECER: SAIBA MAIS

21 julho, 2019

Muitos pacientes que fazem tratamento para obesidade usam ou algum dia já usaram fórmulas para emagrecer. Mas você sabe o que há nessas “fórmulas”? ⠀⠀⠀⠀⠀

Na maioria das vezes, contêm medicações anorexígenas associadas a laxantes, diuréticos, hormônios da tireoide, fitoterápicos e até medicações sedativas, como benzodiazepínicos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O uso desse tipo de fórmulas foi PROIBIDO pelo Conselho Federal de Medicina, em 1997!⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além de não ter benefícios no uso, elas podem causar danos sérios à saúde, como problemas na tireoide, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, alterações de humor, desidratação, diarreia, entre outros.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A prescrição dessas fórmulas é considerada infração ética!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas então, usar remédios para emagrecer faz mal?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 Não, se o tratamento for bem indicado e individualizado! Existem diversas medicações eficazes e APROVADAS para o tratamento da obesidade! A obesidade, como dita em post anterior, é uma doença crônica, e DEVE SER TRATADA, sob orientação de um endocrinologista!


Fonte: ABESO / www.tireoide.org.br/formulas-para-emagrecer-e-efeitos-sobre-tireoide/

#endocrinologia #obesidade#perdadepeso#emagrecimentosaudavel #abeso

 

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS CAUSAM AUMENTO DE PESO E DA INGESTÃO DE CALORIAS

10 julho, 2019

O consumo de alimentos ultraprocessados causa aumento da ingestão calórica e ganho de peso!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

❓ Você sabe o que são alimentos ultraprocessados? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


🤓 São formulações industriais feitas de substâncias extraídas de alimentos ou  sintetizadas em  laboratório  com  base  em matérias  orgânicas  como  petróleo e carvão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por exemplo: biscoitos, sorvetes, balas e guloseimas  em  geral,  cereais matinais, barras  de  cereal,  sopas, macarrão e temperos ‘instantâneos’, molhos, salgadinhos “de pacote”, refrescos e refrigerantes, iogurtes e  bebidas  lácteas  adoçados  e  aromatizados, bebidas  energéticas,  produtos  congelados  e prontos  para  aquecimento. 🍬🍫🍪🍕🍟🥤🍭🍩🧁🍦

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

📖 Em um estudo realizado pelo NIH (Instituto Nacional de Saúde), dos EUA, indivíduos que foram submetidos à dieta a base de alimentos ultraprocessados apresentaram MAIOR INGESTÃO CALÓRICA (~ +500 kcal/dia) e MAIOR GANHO DE PESO (~ +0,9kg em 2 semanas) comparação àqueles que se alimentaram de uma dieta minimamente processada, com refeições preparadas com a mesma quantidade de calorias, sódio, açúcares, proteínas, carboidratos, gorduras. O consumo de carboidratos e gordura foi maior, mas não o de proteínas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚠️ Em resumo, uma alimentação a base de alimentos ultraprocessados predispõe ao consumo de uma quantidade maior de calorias e ao ganho de peso.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✅ Prefira alimentos minimamente processados, como legumes, verduras, frutas, cereais como arroz, feijão, lentilhas, castanhas, carnes, ovos, leites.

🍎🍐🍋🍇🍌🥦🥑🍅🥝🍆🥬🥒🥕🌽🥚🍠🍗🥩🥜🐟

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🏵 REGRA DE OURO: Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados a alimentos ultraprocessados.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔎 Fonte: Guia alimentar para a população brasileira / Hall et al., 2019, Cell Metabolism


#alimentacaosaudavel #obesidade #perdadepeso #endocrinologia #vidasaudavel #estilodevida #endocrino


@dramarilia.endocrino

 

A OBESIDADE É UMA DOENÇA CRÔNICA

10 julho, 2019

A Obesidade só foi considerada uma doença crônica pela American Medical Association (AMA) em 2013!

✅ A partir daí, a ideia de que a obesidade é causada por falta de força de vontade, falta de disciplina e más escolhas começou a se transformar. Mas ainda hoje, até no meio médico, ela é uma doença muito estigmatizada!

✅ Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 27 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a quase 75 milhões.
Por isso, é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo!

✅ O diagnóstico é feito através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Ele é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em Kg) pela altura (em metros) elevada ao quadrado.

➡️É considerado normal um valor entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

➡️Entre 25,0 e 29,9 kg/m2, sobrepeso.

➡️Acima de 30 kg/m2, faz-se o diagnóstico de o obesidade
O IMC é um método simples e prático, porém devemos lembrar que ele não reflete a distribuição da gordura corporal.


✅São muitas as causas da obesidade. Em uma pessoa que já tem predisposição genética (ex: pais obesos), os maus hábitos alimentares e sedentarismo precipitarão o desenvolvimento da obesidade. Algumas disfunções endócrinas também podem levar ao desenvolvimento da obesidade.

✅A obesidade é fator de risco para diversas doenças, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, artrose, refluxo esofágico e até alguns tipos de câncer (mama, intestino, endométrio).

✅O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar (envolve o endocrinologista, educador físico, nutricionista, psicólogo).

✅Muitas vezes, como as demais doenças crônicas, as medicações são necessárias. Elas devem ser SEMPRE associadas a modificação dos hábitos de vida relacionados com orientações nutricionais e exercícios para aumentar o gasto calórico, como já falado no post anterior.

⚠️Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida!

⚠️Tudo deve ser individualizado, sob supervisão contínua de um endocrinologista


🔎Fonte: SBEM, Obesity Medicine, ABESO
#obesidade #vidasaudável #fitness#perdadepeso #endocrinologia

 

DIABETES TIPO 2 - EM QUEM INVESTIGAR?

10 julho, 2019

Você sabia ?⠀⠀
Segundo Federação Internacional do Diabetes (IDF), cerca de 8,8% da População mundial tem diabetes!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que é?
É uma doença crônica, caracterizada por um aumento persistente da glicose no sangue, devido a deficiência na produção ou na ação da insulina. Corresponde a cerca de 90% de todos os casos de diabetes!
Geralmente é uma doença SILENCIOSA e tem vários fatores que podem contribuir com seu aparecimento!
Mais comum a partir dos 40 anos de idade!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como saber se eu tenho diabetes?
Se você preenche um dos critérios abaixo, deve ser avaliado por um clínico geral ou endocrinologista! 🔎 Quem deve ser avaliado?
➡️ Pessoas > 45 anos
➡️ Adultos com sobrepeso (IMC > 25kg/m2) com um ou mais dos fatores de risco:
- Parente de 1° grau com diabetes
- História de doença cardiovascular (infarto, AVC)
- Pressão arterial > 140x90 mmHg ou em uso de medicação antihipertensiva
- Alterações no colesterol
- Mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos
- Sedentários
- Outras condições clínicas como obesidade grave, acantose nigricans.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quais os sintomas?
Na grande maioria das vezes, é uma doença ASSINTOMÁTICA, cujo diagnóstico é feito com exames de sangue. 
Em alguns casos, o DM2 se apresenta com aumento da sede, da fome, do volume da urina e emagrecimento inexplicado. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁉️ Como é feito o diagnóstico?
É simples, através de exames de sangue como glicemia de jejum, hemoglobina glicada ou teste oral de tolerância à glicose. Se um teste vir alterado, deverá ser repetido
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por que devo me preocupar em investigar se não existem sintomas?
Porque se não tratado, o diabetes aumenta risco de complicações relacionadas aos rins, coração, circulação, nervos, olhos... ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


⚠️ Se você tem sobrepeso ou obesidade, é sedentário, tem parente de primeiro grau com Diabetes tipo 2 ou colesterol alto, procure um médico pra avaliação!

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

 

SAIBA QUAIS MEDICAÇÕES SÃO APROVADAS PARA TRATAMENTO DA OBESIDADE

1 julho, 2019


Anteriormente, falei que as “fórmulas” não devem ser usadas para o tratamento da obesidade mas que, por ser uma doença crônica, que não tem cura, muitas vezes as medicações são necessárias para o tratamento. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁉️ Quais remédios estão aprovados no Brasil?? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


➡️ LIRAGLUTIDA: aprovada para Obesidade e Diabetes. Atua reduzindo a fome e aumentando a saciedade. É Segura do ponto de vista cardiovascular. Uso injetável, de aplicação subcutânea. Principal efeito colateral é a náusea. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


➡️SIBUTRAMINA: aumenta a saciedade, bloqueando a recaptação de neurotransmissores (noradrenalina e serotonina). Contraindicada para quem tem risco aumentado de doença cardiovascular e hipertensão arterial descompensada. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡️ORLISTATE: atua fazendo com que ~ 1/3 dos triglicérides ingeridos não sejam absorvidos pelo intestino, sendo eliminados nas fezes. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡️LORCASERINA: atua na via da serotonina, aumentando a saciedade. Segura do ponto de vista cardiovascular.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅ Existem também as medicações “off label”, ou seja, cujo uso para obesidade não está em bula, mas têm potencial benefício, como: fluoxetina, topiramato, associação de bupropiona com naltrexona. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🤓 A indicação da medicação e sua prescrição, deve ser individualizada e feita por um endocrinologista! 
No tratamento da obesidade, não há receita de bolo nem fórmula mágica! Uma medicação que foi eficaz para um conhecido não necessariamente será para você também! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️Não existe nenhum tratamento farmacológico a longo prazo que não envolva mudanças na alimentação e atividade física!

#obesidade #perdadepeso#obesidadeeutratocomrespeito#fitness #emagrecercomsaude#vidasaudável

 

VOCÊ SABIA QUE APENAS 37% DOS BRASILEIROS PRATICAM O MÍNIMO RECOMENDADO DE ATIVIDADE FÍSICA?

17 junho, 2019

Segundo dados do Vigitel, de 2017, apenas 37% dos brasileiros entrevistados referiram, por telefone, que faziam pelo menos 150 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana, que é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.


Os benefícios da atividade física incluem melhora da obesidade, dos parâmetros da Síndrome metabólica, melhora nos níveis de colesterol, redução da Pressão Arterial, redução do risco de desenvolver diabetes, além da melhora do controle nos pacientes com diagnóstico de diabetes. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Além disso, a prática de atividade física melhora a autoestima, disposição para as atividades do dia a dia e promove maior interação social!


🆘O sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo!

⠀⠀⠀⠀

🏃🏻‍♀️Para sair do sedentarismo, recomendam-se pelo menos 150 minutos por semana de atividade física, de intensidade moderada.


🏃🏽‍♂️Para perda de peso, recomendam-se exercícios de moderada a alta intensidade, de 5 a 7 vezes por semana, com duração de 60 minutos. 


⚠️Importante lembrar: A prescrição da atividade física deve ser sempre individualizada!


Faça com que os exercícios sejam parte da sua rotina!


🏋️‍♀️🤼‍♀️🤸🏼‍♀️⛹🏽‍♂️🤺🤾🏽‍♀️🏌🏽‍♀️🏇🏽🧘🏻‍♂️🧘🏽‍♀️🏄🏻‍♂️🤽🏻‍♂️🚵🏿‍♂️

#endocrinologia #bombatôfora #vidasaudavel #atividadefisica #obesidade #fitness